sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bolo de Castanha do Pará

Bem… como comentei… aqui vai o meu bolo MEGA SUPER MASTER BLASTER favorito! Já fiz ele 2 vezes, e não me canso dele!
Bem, esse da foto foi do meu aniversário do ano passado. E na realidade tive que fazer 2 receitas para o bolo ficar grandão. Mas não é exatamente necessário. Para enfeitar, joguei raspas de chocolate em toda a volta, e no centro foi castanha do pará moida (eu simplesmente bato no processador).
 01
Ingredientes
Massa:
  • 6 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ½ xícara (chá) de castanha do Pará moída
  • ½ xícara (chá) de Castanhas do Pará inteiras
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
Recheio de Brigadeiro deCastanha do Pará
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de Castanha do Pará triturada
  • ½ xícara (chá) de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
Ganache amargo
  • 200 g de chocolate ½ amargo
  • 100 g de chocolate amargo 70%
  • 150 g de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de essência de rum
  • 1 colher (sopa) de licor de chocolate
Calda
  • 1 xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de leite condensado
Modo de fazer
Massa: Bater as claras em neve, adicionar o açúcar, depois as gemas uma a uma, em seguida as Castanhas. Desligar a batedeira, e acrescentar a farinha de rosca e o fermento, misturando delicadamente. Assar em forno a 180°C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca por aproximadamente 40 minutos.
Recheio: Levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
Ganache amarga: Derreter os chocolates, acrescentar os demais ingredientes, misturar bem, levar para gelar por duas horas e utilizar em seguida.
Calda: Misturar a água e o leite condensado e utilizar.
Ok… ficaram com água na boca!? Pois é…eu também, só de lembrar…
As dicas são: antes de colocar a castanha triturada na massa, deve-se torrar ela na frigideira, para ela soltar o óleo e não deixar seu bolo solado. E a forma, não deve ser muito grande, pois não é um bolo que super vai crescer. O meu ficou muito fino, que eu nem consegui partir ele no meio para rechear. Por isso que fiz a segunda massa para rechear no meio das duas.
O Ganache tem que ficar bem durinho para tampar os feios do bolo, consistência igual de chantili, ou mousse.
Outra coisa, eu molhei com a calda de leite condensado com água, porém achei que deixou meio doce. Acho que molhar com o guaraná é mais gostoso mesmo. Mas é questão de fazer e testar, pois não fiz ainda. Ou então usar apenas leite puro, pois os mais velhos reclamaram um pouquinho que estava muito doce (mas eu não achei tanto!! E ficou um pouco mais, porque eu não tinha chocolate amargo ou meio amargo em casa. Tinha só ao leite. Dai não ajudou no doce).
Bem… é isso. Não se esqueçam de deixar umas castanhas para decorar, ou como falei as lascas de chocolate.
Beijinhos!!


ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!