quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bolo recheado de pêssego

Começando o ano, e já tenho vários aniversários... E sempre fazemos alguma festinha!
E claro, qual a festa que existe sem um bom bolo não é mesmo?! Por isso resolvi colocar uma receitinha de bolo de pêssego para agradar a todos. Fica muito suave, e saboroso. E particularmente eu amei o toque de raspas de laranja da massa, da um gostinho refrescante e saboroso. E claro... Se tornou um dos meus queridinhos (só não mais queridinho que meu bolo de Castanha do Pará, que posto depois a receita!)! Espero que gostem também.
01
Ingredientes:
Massa básica do bolo:
  • 5 ovos
  • 2 copos de farinha
  • 2 copos de açúcar
  • 1 copos de água fervente
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • Raspas de 1 laranja ou gotas de baunilha
Modo de Preparo:
Eu faço um tiquinho diferente, porque acho muito mais fácil. Coloco o ovo inteiro na batedeira, e deixo batendo bastante... Até ficar bem fofinho e cremoso. Daí coloco o açúcar, e bato mais um pouco. Depois que cresceu bastante, coloca o restante dos ingredientes, deixando por ultimo o fermento, e as raspas de laranja (nessa receita eu usei as raspas porque baunilha já ia no creme do recheio e da cobertura, e ficaria muito forte. E eu achei que deu um sabor todo especial. Só cuidado para não colocar muito, para não brigar com o sabor do pêssego que é muito suave). Com a batedeira na velocidade baixa, acrescente o fermento e deixe incorporar na massa, e desligue. Unte a forma desejada (não é um bolo muito grande, então não exagere no tamanho da forma, para que ele não fique muito fino), e coloque a massa nela. No forno pré-aquecido coloque o bolo para assar. Deixe lá até começar a cheirar, e dourar. Para ter certeza que está assado, espete um garfou ou palito de dente. Se sair limpo, esta no ponto. Se não... Deixei mais um pouco. E não fique abrindo o forno toda hora, pois o bolo pode baixar com isso. Pronto isso deixe esfriar, e reserve.
Creme de Baunilha aveludado
  • 3 gemas
  • 5 colheres ( sopa ) amido de milho
  • 5 colheres ( sopa ) açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de leite integral
  • 1 lata de creme de leite com o soro
  • 2 colheres ( chá) essência de baunilha
  • 1 lata de pêssego em calda
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes menos o creme de leite e a baunilha numa panela (eu gosto de panela de alumínio para isso, pois é bem grossa e não queima) e misture até misturar tudo com um batedor (http://brunoveloso.com.br/gastromaniac/wp-content/uploads/2009/07/batedor-298x300.jpg), e leve ao fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos depois de ferver.
Despeje esse creme quente dentro da batedeira e coloque todo o creme de leite e a baunilha, e bata na velocidade máxima até esfriar (aproximadamente 10 minutos).
Tire metade do creme da vasilha da batedeira e reserve, que você utilizará ele para cobrir o bolo depois.
A metade que sobrou na batedeira, coloque a lata de pêssego picado (lembrando que a calda você pode guardar para molhar o bolo). Ligue a batedeira e deixe homogeneizar.
Outras opções para dar mais sabor, é colocar algumas colheradas de leite em pó e um pouquinho de chocolate branco. Porém tem que cuidar com o ponto, para não ficar muito duro. Mas com certeza ficará divino.
Se for guardar para usar depois, ele vai endurecer muito. Daí na hora de usar bata com um batedor (ou na batedeira) até que ele fique lisinho e homogêneo novamente.
Montagem do bolo:
Com a massa fria, desenforme o bolo e coloque na bandeja que irá servir, já devidamente encapada com papel alumínio ou lavada. Pegue linha de costura, e corte um pedaço de mais ou menos 1,8m, e dobre em três partes. Com uma faca corte o começo do bolo, e depois com a linha vá cortando o restante, puxando dos dois lados. Se tiver duas pessoas ajuda, pois uma segura o bolo para não andar na forma. Bem, depois de cortado, retire a parte de cima.
A parte de baixo, molhe generosamente com guaraná e/ou a calda do pêssego.
Coloque o recheio de pêssego em cima, e espalhe com cuidado para não desmanchar o bolo de baixo.
Pegue a parte de cima do bolo  e volte-a para seu lugar de origem. Molhe um pouco ela também (mas pouco, pois se não desmonta muito na hora de colocar a cobertura). Coloque a cobertura e espalhe, aos poucos. E por cima, com outra lata de pêssego em calda, enfeite o bolo como desejado.
Eu fiz uma rosa, com o mesmo princípio que já usamos nas rosas de maçãs, e coloquei pêssegos em volta, mas você pode enfeitar da maneira que achar melhor. Inclusive, se quiser pode colocar raspas de chocolate branco, ou até mesmo chantili (mas daí não coloca a outra cobertura, para não desmanchar).
Coloque na geladeira para firmar os recheios e deixar o bolo bem geladinho. Lembrando que bolo confeitado é sempre mais gostoso de um dia para o outro, pois pega mais o sabor. Por tanto, se conseguir, faça sempre um dia antes da festa ou evento.
E claro... Se preferir, sempre pode mudar a fruta, acredito que com morango fique divino também. Ou até mesmo algo mais inusitado como amora! Se eu ainda tivesse um pé pertinho de casa, certeza que me aventuraria! Mas... Fica a dica.
Beijinhos, com carinho,
Thá


ps.: receita publicada no pagecook
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!