segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cupcake de Pão de Mel

03
Bem… fazia um bom tempo que eu queria MUITO conseguir fazer um Cupcake enfeitadinho, e todo lindo… mas sempre que tentei, não deu certo. Acho que eu enchia muito as forminhas, dai transbordava tudo e virava uma meleca!
Mas encontrei essa receita divina, que mistura essa novidade com Pão de Mel, que eu SUPER amo!! E deu certo! E eu já fiz 2 vezes, e continua dando certo! E ficam tão bonitinhos! agora o próximo passo… é tentar fazer alguma outra receita! e um enfeite diferente de chantilly. Mas vamos por partes não é mesmo!?
Agora segue a receita, e as fotos!     
Cupcake de Pão de Mel
Massa: 06
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 2 ovos grandes em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de chá de açúcar cristal05
  • 1/4 de xícara chá de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de mel
  • 1/2 xícara chá de leite
  • 1/2 xícara chá de óleo
  • 1 colher de chá de cravo em pó (eu coloco menos, pois não gosto do sabor muito acentuado)
  • Forminhas descartáveis para Cupcake
Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 180° e arrume as forminhas na forma para cupcakes. Eu uso forminhas de pão de mel individual de alumínio, e coloco tudo numa forma de pizza. Se não fizer isso, elas abrem, e esparrama por tudo! Se não tiver, lembre-se de usar pelo menos umas 3 forminhas de papel juntas, para dar mais sustentação.07
Peneire juntos a farinha de trigo, o bicarbonato, o fermento, o sal, e as especiarias.
Com a batedeira na velocidade alta, bata os ovos com os açúcares até ficar claro e fofo.
Misture numa jarra medidora, o mel, o leite e o óleo.
Na velocidade baixa adicione alternando a mistura de líquidos com a mistura de farinhas, bata até homogeneizar.
Divida a massa nas formas, enchendo 3/4 do volume. Você pode fazer isso distribuindo com uma colher pelas forminhas. Ou colocar toda a massa dentro de um saco de confeiteiro e ir colocando nas forminhas.
Asse por mais ou menos 25 minutos, virando a forma se necessário na metade do tempo.04
Deixe esfriar, e com um cortador redondo vá fazendo furos nos bolinhos, e recheie com doce de leite ou brigadeiro.
No meu caso eu fiz brigadeiro de creme de leite, com colheradas de mel e açúcar para dar sabor. Lembrando que não pode ficar muito duro, para facilitar na hora de colocar. Mas mole de mais também vai vazar. Tem que desgrudar do fundo da panela. Dai, quando jogar nos furos, ele vai penetrar por todo o bolinho. Ficando uma delícia!!
Para decorar eu fiz chantilly (daquele que compramos no mercado de pó, e que bate com leite e vira chantilly), com gotas de baunilha.  E com um bico pitanga, e fiz um enroladinho em cima. Mas pode fazer da forma que achar melhor. Usando totalmente a criatividade!
E por fim, só jogar confeitos, ou granulado. Ou alguma calda que deseje e combine com todo o restante do bolinho. O único detalhe que o confeito solta um pouco da tinta depois de um tempo… então é legal decorar na hora de servir.
Não preciso dizer que todo mundo amou né! E as crianças fizeram uma enorme bagunça, querendo lamber o chantilly! rs Foi bem engraçado.


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!