segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aniversário do Papai!

Bem, estou sumida essa semana, porque foi aniversário do meu na ultima sexta-feira, dia 10. E eu fiquei responsável pela parte de comida da festa… que foi meio surpresa.

E para variar quis inventar algumas coisas. Decidimos fazer algo especial, pois era festa de 50 anos do velho, e querendo ou não é um número bem importante. Decidimos por um tema de tiro ao alvo, para aproveitar nos espingarda… e o fato dele atirar bastante quando era criança. Nada como juntas a infância com a maturidade não é mesmo?!

Então… o bolo, achei que deveria ter o formato de um alvo… para ficar mais legal. Então, fui atrás de uma massa de leite em pó que achava que existia e que daria certo. E quão grande foi a minha surpresa, quando vi que existiam um monte de receitas para isso! Várias dicas e ideias!

Eu fiz um bolo branco comum (a mesma receita do Bolo Recheado de Pêssego), numa forma redonda. Ela não era tão alta, então coloquei papel manteiga em toda a volta, para não cai massa do bolo para fora. Depois cortei duas vezes, para ter 2 deliciosas camadas de recheio. Para cortar, é só utilizar linha de costura dobrada umas 3 ou 4 vezes, e ir puxando… fica bem certinho.

O recheio utilize doce de leite (o leite condensado cozido na panela de pressão por uns 40 minutos), misturado com creme de leite e ameixa. Não deixando tudo doce de mais, e enjoativo.

Molhei o bolo bem pouco, para não interferir na massa de cobertura. Usei um pouco de água fervida com açúcar. O único detalhe ruim, é que a massa de leite ninho não pode ficar na geladeira… pois quando retirar de lá, vai suar, e ficar grudento. por isso fiz no dia da festa… o que quase me deixou louca, por ser a primeira vez a mexer com a massa. Mas felizmente deu certo…e não achei nenhum bicho de 7 cabeças! rs

A receita da massa é:

  • 2 xícaras de leite em pó
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 lata de leite condensado ( que pode ser substituído por leite de coco, porém em menor quantidade…tomando cuidado na hora de dar o ponto… ou aumentando o leite em pó e o açúcar)
  • Pode-se também colocar alguma essência, de baunilha ou o que preferir, se não gostar do cheiro e do sabor do leite em pó

Misture tudo, até ficar uma massa maleável que não gruda na mão.  Pode ser guardada na geladeira por alguns dias, principalmente se não utilizar o leite de coco (que estraga mais fácil que o restante), deixando bem tampado. O ideal é guardar enrolado em plástico, pois em vasilha pode grudar e ficar um pouco difícil de desgrudar.

Para abrir, use um rolo, e abra numa superfície polvilhada com mais açúcar. Até a espessura desejada. Coloque sobre o bolo (previamente passado uma camada de doce de leite ou gel de colar papel arroz, para grudar a massa ao bolo), aperte e tire todo o ar. Corte as rebarbas e decore como preferir.

Para tingir, é meio chato… pois dependendo da cor não pega direito (principalmente as que eu usei…. o vermelho e o preto), e eu não tinha noção de quanto precisava colocar então ficou meio rosa e meio cinza… mas da próxima vez já vai ficar melhor.

A massa que sobrou eu fiz docinhos…. usei a massa branca e cobri ela com as massas coloridas que sobrou (eu fiz duas receitas… com medo de estragar e dar errado… dai sobrou MUITO), e passei por açúcar cristal, para ficar bonitinho. Mas poderia ter deixado só a massa também. Ou enrolar em coco, ou qualquer outra coisa.

Bem… a festa ficou linda! E meu pai AMOU! Os mais velhos se divertiram muito, parecendo crianças… e todos acharam que eu e minha irmã (que ficou responsável pelo campeonato de tiro ao alvo, e pela decoração restante) temos muito talento para a coisa. O que nos deixou muito feliz!!

Mês que vem tem aniversário da minha mãe… vamos ver o que teremos de ideias!

Aqui tem algumas fotos que consegui. Mas ainda não baixei todas… Então com melhores detalhes só depois!

A mesa do bolo, em cima escrevi 50 anos. E colocamos os brigadeiros e os docinhos em volta de tudo…

DSC04165

Fizemos decoração com vários adesivos, com o tema. E colocamos pelo quintal todo.

DSC04194

Essa tela preta, é para fechar aonde seria o campeonato. Para inaugurarmos só depois que todos fizessem a “inscrição”. E aproveitamos e colocamos algumas fotos antigas de todo mundo. O que nos forneceu várias risadas.

DSC04178

E aqui o nosso alvo… o primeiro de vários outros….

DSC04192

Bem… é isso. Espero que tenham gostado. Pois aqui em casa… foi a festa com maior sucesso em tempos!

Divirtam-se com sua idade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!