segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CRUMBLE DE AVEIA COM MAÇÃ

Hoje vou mostrar mais uma receita super saborosa. O nome é meio estranho… Crumble…e de acordo com nosso lindo Wikipédia temos:
Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme, nata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.
As frutas mais empregadas em crumbles incluem maçã, amora, pêssego, ruibarbo, groselha e ameixa. A cobertura pode conter também aveia em flocos, amêndoas ou outras nozes; às vezes leite azedo (por exemplo, vinagre e leite) é adicionado para dar ao crumble um gosto mais exótico. Açúcar mascavo é muitas vezes polvilhado sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado. Em algumas receitas a cobertura é feita com biscoitos quebrados (cookies ou bolachas) ou mesmo cereais matinais, mas isso não é tradicional.
Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas.
Em algumas partes dos Estados Unidos existe um prato bastante semelhante, chamado crisp. Também parece um bolo de frutas (popular nos EUA), porém com cobertura mais fina.


E a facilidade, e o sabor…super compensa. E não achei uma receita tão calórica. Tirando a manteiga, todo o resto é super saldável. E acredito que até mesmo possa se diminuir um pouco. Desde que fique molhadinha mesmo assim. Ou substituir por um pouco de leite. e deixar a manteiga (ou margarina no meu caso) apenas para dar um sabor. Vou tentar inovar na próxima vez, e dai conto…
242
CRUMBLE DE AVEIA COM MAÇÃ
Ingredientes
  • 1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • 100 g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de uvas-passas
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas
  • 4 maçãs fuji ou maçãs verdes
  • suco de 1/2 limão
  • 1 colher (sopa) de manteiga para untar
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Numa tigela de vidro derreta a manteiga no micro-ondas. Acrescente a aveia, a farinha de trigo, o açúcar mascavo, as uvas- passas e as nozes, e misture com as mãos, fazendo uma farofa. Reserve.
Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire as sementes. Fatie cada metade, formando meias-luas. Coloque numa tigela, regue com o suco de limão e misture bem, para que não oxidem e fiquem pretas. Como eu fiz numa forma de pão (ou bolo inglês como algumas pessoas conhecem, eu só usei 2 maçãs, que já cobriu todo o fundo meio sobrepondo uma fatia na outra, mas se quiser colocar duas camadas, acho que nada impede). Unte uma forma com manteiga e vá sobrepondo as fatias, todas no mesmo sentido, de modo a formar uma escama.
Espalhe a farofa sobre as maçãs e aperte delicadamente. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada (eu achei que demora bem mais para formar essa crostinha por cima. E meio que desisti até, porque estava com pressa, dai ficou meio macio, mas super gostoso mesmo assim. Da próxima vez, vou tentar deixar assar até ficar crocante, que deve dar um sabor todo especial). Sirva quente ou frio. (eu coloquei uma bolinha de sorvete de chocolate junto. E achei que ficou super divino. Adoro a mistura do quente e frio. E o doce do sorvete com o quase nada de doce do resto… super SUPER combinou!)
243
Eu só achei a receita bem pequena. E como eu não tenho muitas formas pequenas, tive que me virar com essa forma de fazer pão que não é nada bonita. Quero fazer qualquer dia para sobremesa. E dai, vou tentar fazer 2 receitas, e colocar num refratário de vidro todo bonitinho. Ou numa forma de fundo falso para desenformar.
Coisa delícia de se fazer! e super prática! 
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!