segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pãozinho Doce de Maçã

226
Pra variar, na net… achei essa receita MARAVILHOSA de pãozinho de maçã no blog da Akemi. E gente… não resisti de fazer a receita… tanto pela beleza na forma de maçãs, quanto pelo sabor…. que lembra um sonho. Mas muito mais saboroso! Pela combinação do doce de maçã com a a canela.
Bem… não tem como explicar tanto o sabor né.. por tanto… façam a receita! E depois me contem! rs
A receita estou colocando meio na integra… mudando apenas o que eu fiz de diferente… porque como é uma receita BEM grandinha… a preguiça reinou aqui! rs
Massa:
  • 3 xícaras menos 2 colheres de sopa de farinha de trigo (400g);
  • 2 colheres (chá) de fermento seco para pão (6g);
  • 4 colheres (sopa) de açúcar (40g);
  • 1 ovo grande (60g);
  • 220ml de leite morno;
  • ½ colher (chá) de sal (3g);
  • ¼ xícara de manteiga amolecida (50g).
Compota de Maçãs:
  • 2 maçãs;
  • 7 a 8 colheres (sopa) de açúcar (70 a 80g);
  • 1 colher (sopa) de suco de limão;
  • canela em pó a gosto.
Creme de Confeiteiro:
  • 200ml de leite;
  • 2 gemas (40g);
  • 4 colheres (sopa) de açúcar (40g);
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g);
  • essência de baunilha;
  • 1 a 2 colheres (sopa) de leite condensado (coloquei um pouco mais que 2, pois gosto bem docinho e tinha um restinho na geladeira… e usei tudo para acabar.);
  • 1 colher (chá) de licor Cointreau (não faço nem ideia do que seja isso! Na real! rsrs… mas… quem souber e quiser usar. Sinta-se a vontade! Pra mim não fez falta não!).
Finalização:
  • ovo batido para pincelar
  • palitinhos salgados (usei Stiksy da Elma Chips)
  • amêndoas em lascas (não achei para comprar… então ficou sem! Infelizmente!)        

Começando pelos recheios que precisam estar frios na montagem.
Para a compota, descasque as maçãs e pique em cubinhos de 1cm. Coloque num refratário com o açúcar, cubra com filme plástico deixando uma pequena abertura para que o vapor escape e leve ao microondas. Deixe 10 minutos em potência média (600W) misturando na metade do tempo. Depois, junte o suco de limão e canela em pó, mexa bem e leve por mais 5 a 8 minutos no microondas (no meu caso 8 minutos), sem filme plástico até que quase seque o caldo. Despeje num prato e deixe esfriar.
228
Para o creme de Confeiteiro, coloque numa vasilha, coloque as gemas e o açúcar. Bata na batedeira, porque ninguém merece ficar com dor no braço depois que terminar a receita né. Peneire a farinha de trigo e misture até incorporar. Numa panelinha, coloque o leite e leve ao fogo. Quando começar a borbulhar nas laterais, tire do fogo e despeje em fio na gemada, na velocidade baixa da batedeira. Na receita original, mandava usar o fuet, porém minha coordenação é “ótima”! Então nem cogitei essa idéia. Mas se você leva jeito… vai fundo na ideia! Que economiza louça suja e energia! Procure só misturar, sem bater. Leve ao fogo moderado/forte. Misture sem parar até começar a engrossar. Use uma espátula ou fouet de silicone. Mexa vigorosamente  para não encaroçar. Eu usei maizena para fazer o creme, e achei que endureceu de mais… então quando estava quase no ponto acrescentei mais um tiquinho de leite e deixei ferver mais. Mas não foi muito não! É preciso continuar a mexer por mais alguns segundos depois que o creme encorpar, você vai perceber uma sutil mudança de opaco para brilhoso. Tire do fogo, junte a baunilha e leite condensado e misture bem. Despeje o creme num prato e cubra com filme plástico bem rente. Deixe esfriar.229
Agora a massa… Tenho achado muito mais prático usar a batedeira com o gancho de massas pesadas. E como já tinha tirado ela do armário mesmo… achei muito mais simples. Mas claro… tem dia que na mão ou na máquina de fazer pão é mais prático. Depende do humor… bater na massa as vezes é super relaxante! rsrs Como a Akemi também fez na batedeira… vamos aos passo:
Gosto de fazer o fermento separado. Então… eu coloco numa vasilha que eu consiga bater com o mixer o leite morno, o açúcar e umas 2 colheres da farinha de trigo. E bato até ficar bem uniforme. Daí coloco na batedeira a farinha de trigo, o ovo e essa mistura. Dou uma leve misturada e coloco para bater com o gancho por cerca de 10 minutos. Logo que a farinha se incorporar, verifique se há necessidade de colocar mais leite. Para mim, a quantidade pedida na receita deu certinho. Depois de 10 minutos, junto o sal e a manteiga. Nessa hora parece que a manteiga não vai se incorporar na massa NUNCA! Daí eu joguei umas 2 colheres de farinha, aos poucos. E continua a bater até que tudo seja incorporado. E deixa sovar mais uns 5 minutos até que a massa fique bem lisa e elástica. E olha… fazia tempo que não fazia uma massa tão elástica e bonita.
Daí é só tirar a massa, com as mãos untadas com manteiga ou óleo modelo a massa numa bola e coloco numa vasilha levemente untada com óleo. Cubro com filme plástico e deixo fermentar, dentro do forno meio aquecido, até dobrar de volume (uns 40 minutos).
Dou alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e tiro a massa na mesa. Se a massa estiver pegajosa, pode enfarinhar levemente a mesa. Divida em 16 porções (mais ou menos 50g cada). E como meu olho é MUITO ruim, peguei a balança e fui literalmente pesando certinho! rs Modelo em bolinhas, cubro com pano e deixo descansar, no forno novamente, por 10 minutos.
Enquanto isso, separe 16 forminhas de papel, de preferência anti-aderente, e coloco dentro da forminha metálica de fazer pão de mel. Transfira o creme de confeiteiro para uma vasilha, junte o licor caso esteja utilizando e bata com fouet até voltar a ficar cremoso e liso.
Pegue uma bolinha e abra com se fosse fazer coxinha. Coloque primeiro 1 colher de chá cheia de creme e outra de compota de maçã (Se colocar primeiro maçã e depois creme é mais chatinho na hora de fechar).
Puxe a massa de um lado e de outro e feche. Depois pegue os lados contrários e feche e assim até que consiga fechar inteiramente. Tome cuidado para que o recheio não entre em contato com as pontas da massa que serão fechadas porque ela não vai grudar. É importante puxar a massa primeiro para depois prender. Modele numa bolinha e coloque na forminha de papel com a emenda para baixo. Faça o mesmo com todas as bolinhas.
Depois, quebre o palitinho salgado na metade e enfie até o fundo da bolinha, porém sem furar o fundo. Deixe descansar até dobrar de volume (20 a 30 minutos), e eu sempre coloco no forno quentinho…que acelera todo o processor.
230
Depois deste descanso, empurre os palitinhos para o fundo novamente. Pincele uma fina camada de ovo batido sobre cada bolinha (eu caí na bobeira de bater com o mixer, para diluir aquela gosma da clara, porque se não parece que não da pra passar por cima do pão. Porém a ideia foi boa mas não valida…ficou meio espumoso meu ovo, e não ficou bonito na hora de passar por cima. Mas… ficou coradinho mesmo assim! rs).
231
Se você for mais sortuda que eu e tiver as amêndoas em lascas… agora é a hora de coloca-las ao lado do palitinho, para imitar uma folhinha. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que esteja bem dourado. Deixe esfriar sobre uma grade e armaze em sacos plásticos depois de frios.
232233
Eles ficaram tão lindinhos! E daí parti um no meio para mostrar como fica fofo também! A única coisa que fica mais ou menos…é o palitinho da parte de dentro… que claro … fica murcho né! Mas é só tirar ele antes de comer.. que ta lindo! Ninguém reclamou realmente… rs Se desse…queria fazer um de chocolate… e colocar só depois… mas daí não ficaria com o formato da maçã. 227
Vou colocar a cachola pra funcionar… e quem sabe conto depois pra vocês!Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br



2 comentários:

  1. Confesso que fiquei babando por esse pãozinho, ainda mais de maçã, que eu adoro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Se tudo der certo... vou ter uma variação vermelhinha do mesmo! rsrs.
    Maçã, canela, creme de confeiteiro e pão doce... não tem como não combinar né! rsrs Também adoro!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!