quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Carolinas

Ta ai uma paixão que sempre tive! Carolinas é simplesmente deliciosas! No tamanho certo… para alegrar qualquer dia!
Então, não tive dúvidas que quis fazer a receita logo que a vi no Pecado da Gula… E logo veio a calhar mais um encontro com minhas amigas de colégio (ai me sinto uma velha falando assim! Mas… fazer o que… é a verdade né!) … e fiz na noite anterior para levar. Dei uma de maluca e fiquei até tarde cozinhando! Mas… sempre adoro mesmo assim!
E como sabia que o povo aqui de casa também adora… fiz logo 3 receitas! Já estou colocando ela triplicada aqui…
E apenas polvilhei com açúcar impalpável também! O chocolate de cobertura ia dar muito trabalho para a madrugada. E eu só teria chocolate ao leite. E achei que ia ficar muito doce…
118
Massa:
  • 120g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de água
  • uma pitada de sal
  • 150g de farinha de trigo
  • 6 ovos grandes
Recheio:
  • 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão para virar doce de leite
  • 1 lata de creme de leite para misturar com o doce de leite e ficar um doce mais suave e gostoso.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 205˚C. Unte e enfarinhe duas assadeiras grandes (no meu caso utilizei a de pizza). Deixe preparado um saco de confeitar (se tiver um bico redondo de 1cm, pode utilizar. Se não, faz que igual a mim, que só cortei o saco no tamanho desejado).
Peneire a farinha de trigo. Bata os ovos da massa. Numa panelinha, coloque a manteiga, a água e o sal. Leve ao fogo e espere a manteiga derreter e abrir fervura.Tire do fogo e junte a farinha de trigo de uma só vez. Misture rapidamente com uma espátula até formar uma massa. Volte ao fogo e deixe a massa terminar de cozinhar. Com a espátula, vá amassando e recolhendo até que se forme uma crosta no fundo. Vire a massa numa vasilha limpa e, quente mesmo, vá juntando os ovos batidos aos poucos (cerca de 1 colher de sopa de cada vez), misturando bem com espátula até ser incorporado. (Dica da Akemi para verificar se está no ponto, experimente deixar cair a massa da espátula. Ela vai cair com dificuldade e formar um triângulo).
Esprema porções sobre a assadeira, deixando um bom espaço entre uma e outra, pois elas crescem. Eu fiz elas meio pequenas de mais, e cada uma de um tamanho. Não sou boa de fazer tudo igual assim com massa… mas não deixou de ficar gostoso. Leve ao forno e baixe a temperatura para 180˚C. Deixe assar por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourarem bem. É importante que o forno não seja aberto enquanto estão assando, pois elas podem murchar. Desligue o forno e deixe mais 20 minutos lá dentro. Eu na minha pressa, desliguei o forno e elas não estavam totalmente assada. e murcharam todos!Olha a foto:
115
Eu quase entrei em parafuso! Sorte que tive a brilhante idéia de voltar e deixar assar mais um pouco… e milagrosamente elas ficaram lindas de novo! Tire do forno e deixe que esfriem.
116
Enquanto isso pode fazer o recheio. A Akemi fez com um creme gelado… eu já quis o tradicional mesmo. Mas fiquei penando depois que uma mousse de maracujá deve ficar maravilhosa! E refrescante! Mas essa idéia fica para uma próxima.
Despeje o recheio num outro saco de confeitar com um bico não muito grande. Eu só tinha um de pitanga no tamanho ideal (1/2cm). Com a ponta faça um furinho no fundo da carolina e esprema o recheio la dentro. Você vai notar que a carolina vai inchar conforme coloca o recheio… Faça um furo na parte de baixo da carolina com a ponta de uma faquinha e enfie a ponta do bico aí.

   117
E é isso… carolinas perfeitas! Que me deu até água na boca só de recordar!! Quem sabe não me aventuro a fazer novamente… em breve!
Espero que tenham gostado! E se fizerem…conta aqui!!!
Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Um comentário:

  1. ai que delicia! sempre tive vontade de fazer, só falta arregaçar as mangas! amei amei! :)
    bjao, Tha! :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!