terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dadinhos de Tapioca

Essa receita me deu água na boca… e eu sou totalmente apaixonada pela tapioca doce (tanto a de frigideira, como a de forma)… então, tive que correr para testar. A receita original veio do Brisando na Cozinha, que eu super adoro! Tenho mais uma receita feita dela… que posto em breve…

E sim…eu esqueci de tirar foto dele assado. Assim que tiver uma… eu posto aqui. Pois assei só uma parte, o resto congelei… Mas vamos a receita:

109

Ingredientes

  • 400 g de queijo coalho ralado no ralo grosso
  • 1 xícara e 1/2 de tapioca granulada
  • 600 ml de leite
  • sal à gosto
  • Oréganos (opcional)
  • Mostarda em grão (opcional)
  • Pimenta (não tinha em casa, e não senti falta … mas quem gosta, sirva-se a vontade! rs)

Antes de qualquer coisa, embale o interior de uma assadeira retangular com plástico filme. Te garanto que essa é a parte mais chata e trabalhosa dessa receita. Pra facilitar, molhe a assadeira, depois passe o plástico. Não precisa ser uma forma enorme... acho que uma 30x20cm está bom. Eu utilizei uma enorme, daí meu quadradinho ficaram baixinhos. Mas deu certo mesmo assim.

110

Coloque o leite para ferver, e enquanto isso misture os ingredientes secos (tapioca, queijo, sal, e os temperos desejados).

111

Depois de tudo misturado, e o leite em ponto de fervura, desligue o fogo e já adicione o leite fervente à mistura seca, e mexa bem. 112

Assim que engrossar um pouco despeje a massa de tapioca na assadeira (se demorar muito a massa esfria e fica dura). Com uma colher alise para que fique tudo nivelado. Coloque a assadeira na geladeira por cerca de 3 horas, ou até que fique bem frio.

107

Passado esse tempo, desenforme e com uma faca corte em cubinhos iguais.

108

Agora você pode fritá-los, assá-los (como eu fiz), ou congelá-los para fazer quando quiser. Para congelar, você deve colocá-los em uma assadeira (também com um plástico por baixo) todos separadinhos, colocar no freezer até congelar, e depois passar para sacos. Assim eles não grudarão uns nos outros!  Quando quiser comer, é só retirar (assim como pão de queijo congelado) e colocar no forno ou fritar.

Para fazê-los assados, forre a assadeira com papel manteiga e distribua os dadinhos. Asse em forno médio até que dourem! Demora um pouquinho mas é bem mais saudável! E para fritar, só colocar em óleo quente até dourarem, tomando cuidado para não grudar uns nos outros!

E é isso. Minha irmã e meu cunhado adorarão! e eu nem fiz nada para acompanhar, como a Carla sugere…  de geléia de pimenta, que deve SUPER combinar! Mas fez sucesso. Acho que para entradinhas para o tumultuado almoço de sábado da minha família vai super combinar!

É isso… Espero que tenham gostado. Como já disse… em breve coloco uma foto deles assados, que daí sim, vai dar vontade de comer tudinho!

Prontinho… as fotos estão aqui.Assinatura

Um comentário:

  1. que liiiiiiiiiiiiindo! adorei que fez!!! :)
    e temperinhos sempre são bem-vindos né! adorei... experimenta com a geleia que vc vai se surpreender! :) bjao!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!