segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Delicioso Bolo Formigueiro

Outro dia fiquei com vontade de bolo. Vi que na geladeira tinha chocolate granulado…e então resolvi fazer essa receita, que fazia muito tempo que não comia.
E totalmente não me arrependi. Ficou Divino!! E serviu para descobrir que é o bolo preferido da minha irmã! rs… vivendo e aprendendo né! E também para ver que a batedeira nova que minha mãe ganhou da PHILCO é uma PORCARIA! Novinha e com defeito…não conseguiu bater nem os ovos para ficar cremoso! Tive que recorrer a batedeira antiga… ainda bem que ainda existia…
144
A receita fica num caderno bem velhinho… que coitado… todo amarelado! Mas as receitas são as melhores! Quase como segredos de família! rs
Bolo Formigueiro
  • 4 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 copos de açúcar
  • 200gr. de margarina
  • 3  copos de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ copo de leite
  • 200gr. de coco ralado
  • 200gr. de chocolate granulado
Cobertura
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
Modo de preparo:
Bater os ovos até ficar bem cremoso e acrescentar o açúcar e depois a manteiga. Deixar bater bem novamente… vai continuar fofinha a mistura. Daí acrescente o restante dos ingrediente, deixando o granulado para o final pois não pode bater muito. Afinal…queremos um bolo formigueiro não de chocolate. E o granulado fica todo pintadinho no bolo branco… coisa mais linda!
A massa fica bem durinha mesmo… tirei até foto, pois eu mesma não lembrava disso… você tem que colocar a massa na forma e ir arrumando com a colher.
 141
Depois disso só colocar para assar. Quando ficar douradinho e o garfo sair limpinho pode tirar.
142
Enquanto o bolo assa, você faz a cobertura. Que nada mais é colocar todos os ingrediente na panela deixar ferver até dar uma engrossada. Vou falar que foi MUITA cobertura! E claro que fez sucesso… porém, se não gosta de muito doce… faz só metade da receita… ou até menos.
Mas… para os que podem/quere/precisam… a receita inteira fica divina! Você deve furar todo o bolo com um garfo, para que a cobertura prenete. E jogue a cobertura quente no bolo quente também… Fica tudo divino. Pra falar a verdade, tinha pedaços que só aparecia a cobertura. E o bolo já era TÃO gostoso! Que nem precisava! Mas… se não tem cobertura… aqui em casa parece todo mundo criança… ninguém come!
143
Olha só o pecado da cobertura toda escorrida por dentro. Só ressalto que se for usar achocolatado que já é adoçado, melhor diminuir ou nem colocar o açúcar na cobertura. Se não vai ficar MUITO enjoativo e doce. Eu utilizei um chocolate parecido com aquele do Padre… famoso e caro! rs… Mas tem alternativas… e fica gostoso com o amarguinho….
145
Bem…. é isso… eu pingo mas não seco né! Espero que tenham gostado…
Beijinhos!!
Assinatura



ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!