terça-feira, 18 de junho de 2013

Pão Doce de Milho Verde

Blog querido é assim… a gente vê uma receita e apaixona! Daí não sossega enquanto não consegue fazer… e é assim quando vejo uma receita no Pecado da Gula, e na me arrependi nenhum pouco! Pra falar a verdade… o pão simplesmente sumiu! rsrs… ficou ÓTIMO!!!
E mesmo eu fazendo algumas poucas alterações por falta de ingredientes… a receita ficou maravilhosa mesmo assim. Pãozinho mais macio que já comi/fiz!
183
Mas… deixa de falação…e vamos a receita:
Pão Doce de Milho Verde
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado (usei de caixa)
  • 1 lata de milho verde escorrida
  • 1 xícara de leite morno (não tinha leite, então coloquei água mesmo… e não senti diferença nenhuma!)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó (também não tinha… e não fez falta… não sei se dava algum sabor a mais… será que tinha como ter ficado ainda melhor!? rs… acho que não…)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 20g de fermento seco para pão
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo para pincelar (não utilizei… e achei que ficaram douradinhos mesmo assim!)
  • fubá mimoso para polvilhar
Primeiramente eu coloquei o fermento com a  água, umas 2 colheradas extra de açúcar demerara  e ½ xícara de farinha (no meu caso extra o quilo utilizado) numa vasilha e bati com o mixer. Deixa tampadinho para que ele cresça.
Enquanto isso, bate no liquidificador todos os líquidos,  os ovos, leite condensado e milho verde (se estiver usando o leite em pó agora é a vez dele também). Bata por um bom tempo para ficar  uma mistura bem homogenia.
Numa bacia grande, despeje essa mistura do liquidificador, a esponja de fermento, o sal, margarina e a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar (esse é o indicado…eu normalmente coloco toda a farinha….e ajusto o que precisar depois. Mas não indico… as vezes da um problemão… rs). Sove a massa bastante, até ficar bem homogenia. E pra ser BEM sincera ela não desgruda da mão não. Mas… de acordo com a minha mamis… é assim mesmo, e quanto mais mole mais macio o pão. E pelo resultado que tivemos… acho que vou ter que concordar. Quando achei que estava um pouco menos grudando nas mãos, coloquei para crescer com um pano húmido por cima. Até dobrar de volume.
Depois de crescido é só despejar sobre a bancada já com o fubá mimoso… e dar uma trabalhada nela de novo. Você já vai perceber que ela não vai estar mais grudando nas mãos. Olha:
 178
Sequiser fazer porções individuais, que pra mim é muito mais gostoso… da pra fazer muitos de 60g cada. Fica num tamanho ótimo!
Enquanto eu fui cortando fui dando uma leve enrolada. Depois que cortei todos do mesmo tamanho… voltei enrolando eles. Fiz mais cumpridos igual baguetes… ficaram lindinhos! Só ir colocando eles em uma forma untada (no meu caso só com óleo). E eu coloquei eles bem pertinhos  uns dos outros… coisa de um dedo de distancia dos lados e nada do outro como da pra ver nas fotos.  Pois desse jeito ele não fica esparramado. Ah… e conforme eu fui enrolando eu dava uma passada no fubá… só pra dar o charme.
179
Para conseguir assar tudo numa fornada só, usei a maior forma que tinha e uma forma de pão menor… os da forma de pão ficaram totalmente grudadinhos uns nos outros… mas era isso ou ter que ligar o outro forno…um desperdício.
180
Mas olha o resultado da forma de pão! Acabou ficando um pão de forma diferente e todo lindão!
181
E os da forma de bolo ficaram assim… todos grandinhos grudadinhos e DELICIOSOS!!!
182
Sei que fazia muito tempo que não fazia um pão tão sucesso como esse! E logo que saiu do forno, quentinho… a manteiguinha correu solta aqui em casa! E requeijão também… tudo uma delícia! Façam que não vão se arrepender! De forma nenhuma!!!
Espero que tenham gostado!
Beijinhos!  Assinatura


ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br

Um comentário:

  1. Aiii esses pãezinhos ficaram simplesmente divinos! Obrigada Thá! Passei o Blog pra uma prima, e resolvi dar uma fuçada, a caça de receitas pra eu fazer! hehehe
    Bjão

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!