quarta-feira, 5 de junho de 2013

Piadina

Fiz essa receita outro dia… ou melhor, muitos dias atrás … porém não tinha conseguido postar aqui. Achei que com o celular iria conseguir postar mais, porém a única coisa que facilitou foram as fotos, pois daí não tenho que ficar procurando a máquina toda vez.
Eu vi fazendo essa receita no Brasil no Prato, um programa de culinária do Bem Simples… e ela me deixou com água na boca. Na hora eu nem vi a receita, eu só vi na frigideira… então fui caçar para descobrir como fazia. Mas a receita da tv tinha banha de porco… coisa que não uso. Então fui a procura de outra receita que eu pudesse comer.
Foi quando achei essa no blog da Rita Lobo, o Panelinha… e apaixonei.
Segue a receita… o único detalhe é que comecei no fogo alto… e deu uma queimadinha… depois baixei o fogo e ficou melhor…
E claro, ficaria ainda melhor com uma frigideira de ferro…mas não possuo essa utilidade doméstica… rs Espero que gostem da receita!
Piadina
Ingredientes
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal 
Modo de Preparo
1. Numa tigela grande, junte a farinha, o sal, o fermento e misture.
2. Abra um espacinho no centro da farinha e regue o azeite no meio. Com as pontas dos dedos, misture os ingredientes até formar uma farofinha.
3. Coloque o leite em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante do leite e misture novamente, até conseguir formar uma bola. Quando desgrudar das mãos, está no ponto.
4. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Trabalhe, sovando a massa, por no máximo 3 minutos!
5. Forme novamente uma bola e role a massa na superfície de trabalho até formar uma cobra de cerca de 7 cm de diâmetro. Divida o rolo em 6 pedaços iguais. (Se não for usar toda a massa, separe o que não vai utilizar, embrulhe em filme e leve ao congelador).
6. Cubra a massa com um pano de prato limpo e úmido (não pode estar ensopado!) Isso faz com que a massa não resseque.
7. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Enquanto isso, abra um pedaço de massa com rolo de macarrão, até formar um disco com cerca de 20 cm de diâmetro.
8. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco nela e faça vários furos com um garfo na massa. Quando o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, depois de 2 minutos, vire e repita o procedimento do outro lado, fazendo os furinhos com o garfo.
9. Transfira para um prato e cubra com um pano limpo e seco, enquanto termina de assar as outras massas. O pão fica quentinho por muito mais tempo!
 174
Assinatura

ps.: receita publicada no pagecook 
Entre e conheça essa rede social de culinária  www.pagecook.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Espero que tenham gostado de mais uma experiencia na cozinha!
Mas gente... se lembrem... divirtam-se SEMPRE na cozinha!
E nos contem aqui o que acharam, passaram e fizeram!
Beijinhos meu povo!